sábado, 19 de dezembro de 2009

Dia 5 – Montevideo/Carmelo 30/12/08 - terça-feira

Deixamos o hotel, tomamos nosso desayuno no La Pasiva, passamos na lojinha de música para agradecer pelo convite da noite anterior e às 11h25 estávamos prestes a entrar na Ruta 1, sentido Colônia do Sacramento. Colônia é uma cidadezinha às margens do Prata que, definitivamente, merece uma visita. No idioma “mauriciano” podemos definir a cidade como sendo “muy agradábile”. A semelhança com cidades brasileiras como Paraty, por exemplo, não é mera coincidência, isso devido ao fato de Colônia ter sido fundada pelo então governador do Rio de Janeiro, Manoel Lobo, em 1680. Era um ponto estratégico para o governo português na Bacia do Prata e conserva até hoje algumas construções típicas da época em que Portugal e Espanha se indispunham pela região. Almoçamos um chivito com vinho rose no restaurante Mercosur, numa das esquinas da Avenida General Flores, uma boa opção para orçamentos mais apertados (chivito simples, porém enorme, UR$99) e fomos tirar uma bela soneca, com direito a travesseiros, na beira do rio. De Colônia partem as lanchas para Buenos Aires (de Montevideo e de Punta Del Este também, mas em Colônia o trajeto é menor. Para informações sobre preços e horários, dê uma olhada no site do Buquebus . Como nosso plano original era seguir por terra mesmo, voltamos para a estrada, pela Ruta 21, até Carmelo. Em Carmelo fomos direto para o posto de Informações Turísticas (www.ciudadcarmelo.com) pedir dicas sobre hospedagem e assim caímos na casa da Família Diaz (Sr. Norberto Diaz – figuraça!). Ele aluga um quarto para viajantes, tudo super arrumadinho, com geladeira e fogão para os que desejarem, e um banheiro muito melhor estruturado (chuveiro não fica em cima da privada!) que a média. Tudo isso por UR$350. Aproveitamos o entardecer e demos um pulo até a Playa do Arroyo de las Vacas. O jantar foi indicação do Sr. Diaz, no Yatch Club [clú] de Carmelo: massa feita em casa... muito barato!! Um ótimo exemplo de (muito) bom e barato, salada, massa, vinho e sobremesa por incríveis UR$320.