domingo, 6 de dezembro de 2009

ética interessante

Agora há pouco meu irmão mais novo chegou aqui em casa, depois do segundo dia de prova do ENEM. Como ontem, perguntei como tinha sido a prova e, como ontem, ele me respondeu que OK, só um pouco cansativa, mas achou que se deu bem na redação, cujo tema foi a ética no país. Interessante. Em meio a escândalos e atitudes anti-éticas que vão do planalto do governo ao futebol (ou serão a mesma coisa?), passando pelo "roubo" da primeira versão da prova, me parece que a ética no país é um prato cheio, uma ótima oportunidade para saber o que os jovens brasileiros pensam sobre tudo o que está acontencendo por aí. Porque ao discutir ou falar sobre ética não nos remetemos apenas a política ou futebol, nos remetemos a nossa educação, ao que somos e ao que passaremos adiante. A ética, a meu ver, é um reflexo de cada um de nós. Interessante esse tema de hoje. Porque hoje mesmo eu estava conversando com meu outro irmão sobre acontecimentos familiares. Não me lembro de citarmos a palavra ética, mas lembramos de momentos em que, claramente, a ética de uns não correspondia à de outros, e o tempo tratou de mostrar o que as escolhas desencadearam na vida de cada um. E eu fiquei tranquila e em paz com a minha ética, e com a do meus irmãos. Interessante pensar sobre isso hoje. Pois tenho pensado frequentemente sobre os valores que carregamos, tanto no pessoal como no profissional. E às vezes chego a me perguntar se não sou boba por ser certinha demais em algumas coisas, como em seguir a minha ética, em todos os momentos. Porque tem muita gente por aí que acredita que o que vale é defender o seu. E ponto final. Custe o que custar. Como se desse para ser ético em alguns momentos apenas. Às vezes eu também balanço, chego a pensar que uma vez só não fará nenhum mal, mas no final percebo que não conseguiria trair a minha ética, o meu caráter. E quando percebi, em outros momentos, que minhas decisões estavam me levando para uma direção antagônica aos meus valores, fiz novas escolhas e corrigi o rumo. Talvez seja disso que a ética no país esteja precisando. Um novo prumo.

Nenhum comentário: